Cerca de 20 brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Guarda Metropolitana de Palmas estão na Serra do Carmo, nas proximidades de Palmas, desde a última segunda-feira para controlar o incêndio que consome o local. Já são 24 focos de incêndios registrados na Capital de janeiro de 2014 até ontem, conforme dados do último boletim da Defesa Civil, que foi publicado ontem.

“Duas equipes de combate a incêndios florestais se concentram nos locais de maior incidência de focos. Há alguns pontos de difícil acesso, mas sempre tentamos um novo acesso”, explicou o subcomandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, capitão Erisvaldo de Oliveira Alves. Segundo Alves, o tempo seco, a vegetação e a ação humana contribuem para a propagação rápida das queimadas.

“O número de queimadas, se comparado com os outros anos, é normal para a época. Nosso objetivo é combater os focos para que o fogo não se alastre”, disse, acrescentando que um dos caminhões da nova frota da corporação já está em operação.

A umidade relativa do ar ontem, em Palmas, ficou com a mínima de 32,5 e máxima de 43,3, segundo dados do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Interior

Uma casa na Vila Industrial, em Gurupi, no Sul do Estado, foi destruída pelo fogo na noite de domingo, quando a vegetação ao redor foi atingida por um incêndio florestal. Os bombeiros que combateram as chamas não descartam a hipótese de incêndio criminoso. Ningúem ficou ferido.

Em Araguaína, região Norte, um incêndio ontem às margens da BR-153 atingiu uma fazenda e destruiu uma plantação de eucalipto.