Mais de 70 deputados compareceram para discussão do fortalecimento da luta municipalista e o novo pacto federativo durante a primeira reunião da bancada da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Câmara Federal nesta quarta-feira, 30, em Brasília (DF).

“Os parlamentares indicados pela FNP como interlocutores dos municípios são deputados da Casa que atuam na base e no grupo de oposição e que ajudarão na discussão de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que impactam diretamente as gestões municipais”, disse o presidente em exercício Rodrigo Maia, no encontro. O prefeito da Capital, Carlos Amastha, participou do evento e atua na como 1º vice-presidente nacional da FNP.

Conforme a FNP, entre os projetos em discussão há textos que impactam em serviços municipais ligados à saúde, educação, segurança pública, mobilidade, etc. “Nossa luta vai ser salvar os projetos de lei que estão tramitando na Câmara e que tem um impacto direto nas prefeituras e, principalmente, na vida da população que vive nos municípios”, reforçou o deputado federal paulista Luiz Lauro Filho, coordenador do encontro.

Amastha afirmou que esta primeira reunião da bancada se sinaliza como mais um passo dado em direção à consolidação do municipalismo. “Estamos com muito orgulho de participar desta reunião com FNP com a bancada que se declara municipalista. Parabéns a todos, é um orgulho saber que temos parlamentares que entendem as necessidades do povo brasileiro”, pontuou.

Na ocasião,  Maia manifestou apoio à pauta municipalista e explicou que a Constituição Federal de 1988 define um modelo de partilha de arrecadações que permite a concentração de recursos na União. “Precisamos fazer um debate profundo de uma reorganização do pacto federativo já que hoje é quase impossível um prefeito de uma cidade média ou pequena conseguir governar sem o apoio o do governo federal, o que é muito ruim porque vivemos em uma federação. Acho que há pontos em que se pode avançar com os prefeitos em mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e outras mudanças que estão colocadas na agenda da Frente vamos em conjunto com os deputados”, afirmou Maia.