Com o intuito de intensificar a fiscalização dos incêndios florestais que estão ocorrendo constantemente em Palmas, os órgãos que compõem o Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) lançaram na manhã desta terça-feira, 21, a Operação Integrada de Fiscalização aos Incêndios Florestais na Capital.

O evento de lançamento da iniciativa ocorreu no pátio do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, Quadra 403 Sul, Avenida LO 09, com NS 05, e representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-TO), do Ministério Público Estadual (MPE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Batalhão de Polícia Ambiental Estado do Tocantins (BPMA-TO), do Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, do Guarda Metropolitana de Palmas (GMP)  Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas e da Organização Não-Governamental (ONG) Água Doce da Capital, participaram da solenidade.

Para conter os incêndios criminosos e identificar os infratores, a operação contará com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

No evento, alguns órgãos destacaram quais ações serão efetivadas. O representante do MPE-TO, o promotor ambiental Pedro Geraldo Cunha de Aguiar, destacou que o órgão está tentando fazer um programa piloto, a partir da Capital e depois alcançar todo o Estado, no intuito de diminuir as estatísticas negativas em relação às queimadas. “A união de todos  os órgãos de fiscalização é imprescindível, por isso vamos transformar o material operacional em punições àqueles que não respeitam a legislação”, disse.

“É um momento de sair a campo e fiscalizar as pessoas que infringem a lei e estão, muitas vezes, realizando queimadas não autorizadas e, com isso, trazendo graves consequências ao nosso meio ambiente com queimadas totalmente descontroladas”, enfatizou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva.