O Jornal do Tocantins teve acesso a um vídeo gravado em frente à Cadeia Pública de Paraíso do Tocantins, em que familiares dos presos na unidade denunciam casos de violência, que segundo eles, desde o final da tarde de ontem, 1º de junho, foi possível escutar de fora da Cadeia, barulho de gritos, bombas e balas de borrachas.

No vídeo, gravado por uma mulher que não teve a identidade divulgada, é possível ver uma grande aglomeração de pessoas no local, inclusive de crianças. No vídeo, a mulher faz um apelo para que os órgãos competentes intercedam por eles, já que até a gravação do vídeo, os familiares não tiveram acesso a nenhuma informação. 

Por meio de nota, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) informa que foi realizada revista geral na Casa de Prisão Provisória de Paraíso na tarde de ontem. “Descontentes com a ação, alguns presos tentaram tumultuar a operação. Não foi necessário o uso de força, tanto que não houve feridos. A ação foi realizada com êxito e a rotina estabelecida no final da noite. Comum nestas situações parentes de reeducandos irem para a porta da unidade em busca de informações, porém por medida de segurança seus acessos não são permitidos”, diz a nota.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB-TO), Edy César Passos Júnior, informou que recebeu denúncia na madrugada de hoje sobre possíveis violações de direitos humanos na unidade prisional. “Ainda na madrugada entramos em contato com a diretoria CPP de Paraíso e nos foi comunicado que não havia nada de mais e que era procedimento padrão. Na segunda-feira vamos notificar a Seciju e a Vara de Execuções Penais da Comarca de Paraíso do Tocantins, para obtermos mais informações”, informou o presidente.

Atualizada às 12h12.