Escolas da rede estadual de ensino de Gurupi, Sul do Estado, suspenderam o lanche servido aos alunos por falta de recursos. Em algumas unidades, as dispensas começaram a ficar vazias há cerca de quatro meses, quando o repasse das verbas da merenda escolar teria deixado de acontecer.

Num colégio conveniado com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), onde estudam 870 alunos, os pais foram comunicados da suspensão ontem, através de um bilhete entregue aos alunos. No documento, a escola pediu que os estudantes do 2º ao 9º ano, passem a providenciar sua própria alimentação.

Repasses

A aquisição da merenda vinha sendo feita com saldo de verbas ainda de 2013. A suspensão teria ocorrido devido à falta de repasse do Estado, já que as parcelas, dez no total são de responsabilidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo Federal.

Conforme a escola, o problema não é isolado. A Delegacia Regional de Ensino informou que, até o próximo dia 15, está prevista a liberação do repasse. Já a Seduc informou que apenas a parcela do mês de março deste ano não foi creditada na conta das escolas, e que o recurso já foi liberado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o processo encaminhado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para ser executado.