Atualizada às 17h55

Problemas na infraestrutura, na assistência de saúde e falta de insumos e equipamentos foram alguns dos problemas encontrados no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, a 61 Km da Capital, pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO). Por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), o órgão vistoriou a unidade hospitalar na última quinta-feira, 21, e encontrou aparelhos deteriorados e também falta de profissionais.

Conforme a DPE, o Hospital atua com um único aparelho de raio-x que é utilizado há mais de 28 anos e necessita de troca urgente. Irregularidades no fornecimento de medicamentos e falta de ambulâncias.

Cirurgias

A DPE afirmou ainda que cirurgias são canceladas pela falta de salas para operar, bem como de profissionais de saúde ou deterioração dos equipamentos. “A falta de profissionais, bem como a carga horária estabelecidas nas escalas, aponta a deficiência ou até mesmo a falta de serviços necessários, tendo em vista que não fecham o mês de forma contínua”, aponta o Defensor Público.

Conforme a DPE, os profissionais que atuam no Hospital Regional do município se sentem inseguros e disseram sofrer frequentes ameaças, tanto por parte dos pacientes como por pessoas da comunidade. Tido isso, o órgão ressalta que o Hospital não conta com equipe de segurança privada.

Segundo a Defensoria, o hospital funciona em grande parte por doações ou ações beneficentes promovidas pela própria direção da unidade, já que faltam investimentos por parte do poder público.

Resposta

A Secretaria de Estado da Saúde informou que até o momento não recebeu nenhum apontamento da Defensoria Pública sobre o Hospital Regional de Paraíso. No entanto, o órgão ressaltou que todas as recomendações dos órgãos de controle e fiscalização encaminhados à pasta são direcionadas imediatamente aos setores competentes para analise e adoção das providencias cabíveis para solução dos apontamentos.