Um grupo de estudantes que reside na Casa do Estudante de Porto Nacional, a 52 km de Palmas, ocupou na última segunda-feira o câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) da cidade. Eles reivindicam melhorias nas instalações da casa e revisão dos editais de seleção para entrada na residência.

Segundo os alunos, o local está há anos sem reformas. “Não tem condições de nenhuma pessoa morar na casa”, disse o estudante Nathan dos Santos Alves. Segundo Alves, a estrutura do local está completamente comprometida, há goteiras, água escorrendo pelas instalações elétricas, problemas com o encanamento e torneira, fiações. “O bloco da universidade será nossa casa até resolverem os nossos problemas. Ele possuiu uma estrutura que nos atende muito melhor que a Casa do Estudante”, afirma Alves. Os estudantes levaram todos os seus objetos pessoais para o bloco da universidade.

Sobre a falta de aula, Alves disse que antes de ocuparem o bloco foi feito um levantamento de espaço. “Existe um bloco novinho onde há espaço para os professores darem as aulas que acontecem no bloco que ocupamos” argumenta.

Em nota, a UFT, por meio da Direção do câmpus de Porto Nacional, disse que “entende como um direito do aluno a reivindicação por melhoras na qualidade da moradia e que as aulas no bloco ocupado não foram comprometidas”. A gestão ainda está preocupada com a situação e aberta ao diálogo. Sobre possíveis bolsas em atraso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informou que o repasse dos auxílios pela universidade está ocorrendo nos prazos previstos.