Um levantamento feito a pedido da Defensoria Pública do Estadual identificou quais são os medicamentos da oncologia em falta na farmácia do Hospital Geral de Palmas (HGP). O medicamento hidroxiuréia 500 mg em cápsulas, indicado para tratamento de leucemia e cujo consumo mensal seria de 500 unidades. Ele está em falta há dois anos. A lista fornecida pelo próprio hospital traz outros sete medicamentos em falta desde janeiro, março, maio, julho ou agosto de 2016. Pelo documento, o consumo mensal deles seria de mais de 3.800 unidades.

Com base nisso, a Defensoria ingressou com um pedido de Cumprimento Provisório de Sentença, retomando pedido realizado em 2016 com apoio do Ministério Público Estadual em Ação Civil Pública pedindo que o Estado regularize o fornecimento para a oncologia.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que fez duas licitações e um dispensa de licitação para compra de medicamentos mas nenhuma empresa manifestou interesse e que agora busca medida judicial contra indústria farmacêutica para obter fornecimento dos fármacos.