Estelionatários estão se passando por funcionários de um cartório de protesto de Palmas para efetuar cobranças de débitos. Eles telefonam ou mandam e-mail aos credores e orientam a efetuar o pagamento mediante depósito em uma determinada conta corrente ou transferência bancária. O tabelião de Protesto de Palmas e presidente do Instituto de Protesto de Títulos, Geraldo Moromizato, informou que a única maneira do cartório fazer a cobrança da dívida é através de intimação, enviada à residência do credor.

Moromizato alertou para a prática criminosa e acredita que os estelionatários pegam os dados dos credores no edital quando são publicados em veículo de comunicação, onde é publicado o nome do devedor com todos os dados do título. Na última semana, um devedor procurou o cartório após ter efetuado o pagamento e o débito ter permanecido. Ele recebeu a notificação de duplicata através de um e-mail em nome de Washington Maurício de Oliveira, que se identifica como tabelião, e realizou a transferência de R$ 2 mil.

Moromizato diz que a única forma de cobrança é através de intimação. “Os tabelionatos de protesto não se utilizam do expediente de telefonar para os clientes e nem tampouco enviar e-mails. As intimações com o boleto de pagamento são entregues por funcionários do próprio cartório ou de empresas terceirizadas contratadas para essa finalidade.”

O JTo se passou por um devedor e ligou no número do suposto estelionatário e uma pessoa, identificada como Roberto, pediu CPF ou CNPJ para confirmar se havia o débito, informando ser funcionário do cartório. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que não tem registros dessa prática de crime.