O governo do Estado determinou que um levantamento sobre consequências e gravidade decorrentes do período de chuvas nas cidades de Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão, Pium e Cristalândia seja feito pelas secretarias de Estado da Agricultura e da Infraestrutura, o Instituto natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Corpo de Bombeiros, este por meio da Defesa Civil.

Conforme destacou o governador Marcelo Miranda, “as ações do Estado visam dar mais segurança aos habitantes e produtores rurais, para que saibam que não estão sozinhos neste momento crítico. E é também uma forma de amenizar o sentimento de insegurança dos moradores dessas localidades”, lembrando que, legalmente, todo desastre natural deve ser avaliado, inicialmente, pelo município.

O Executivo Estadual informou também que em reunião que aconteceu na última segunda-feira,19,  com a presença de produtores da região e secretários de Estado, medidas para enfrentamento do quadro já vêm sendo discutidas.

Após um sobrevoo que aconteceu na região atingida na última segunda-feira,19, para verificar a extensão do problema, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) decidiu enviar três equipes para auxiliar os municípios e os produtores com máquinas e caminhões para permitir acesso às áreas de lavouras atingidas para escoamento da produção.

Já no final da tarde desta terça-feira, 20, foi realizada uma reunião com representantes dos municípios atingidos, produtores e a Defesa Civil para definir ações sobre o estado de emergência.

Calamidade

Na última quarta-feira, 14, o município de Pium, a 181 km de Palmas, decretou estado de calamidade pública. Já a Prefeitura de Cristalândia, a 165 km de Palmas, também cogitou a possibilidade diante dos problemas causados pelas chuvas.

“Publiquei o ato para sensibilizar os governos estadual e federal, nos como município não estamos conseguindo resolver o problema. Não temos os maquinários necessários para revitalizar as estradas”, declarou o prefeito de Pium, Valdemir Oliveira Barros, que pediu ajuda do governo do estado para fazer resgates em áreas isoladas.