Suzi Fernandes, representante do Movimento Paz no Trânsito, explica que o projeto de lei que cria a área de proteção ao ciclista carrega uma esperança e um sonho dos ciclistas de competição de terem um local pensado para treinos de alto rendimento, favorecendo não só qualidade do treinamento, mas, sobretudo, a segurança e a vida desses atletas.

“A aprovação do referido projeto de lei é motivo de comemoração, mas os atletas sabem que isso não resolve todos os problemas. O próximo grande desafio será sensibilizar o poder executivo para que concretize o que estará na lei”, aposta Suzi.

A mobilizadora esclareceu que Palmas precisa de um local seguro para os treinos dos atletas e essas medidas precisam ser sancionadas o quanto antes pelo poder executivo. “Quanto mais falarmos dessas medidas teremos um trânsito melhor. Precisamos mudar a cultura da nossa cidade, precisamos ter mais respeito com os nossos pedestres e ciclistas. Podemos trabalhar juntos por um trânsito mais humanizado. Há espaço para todos”, concluiu Suzi.

Atualmente, em algumas cidades brasileiras já existem esses pontos com essas dinâmicas de áreas exclusivas, como Rio de Janeiro, Aracaju (SE), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Brasília (DF) e Palmas, se tiver o projeto aprovado pelo poder executivo, será também uma das capitais pioneiras a aderir a legislação.(Elâine Jardim)