O ensino do Tocantins foi destaque nos índices de proficiência em Português e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017. De acordo com dados divulgados na quinta-feira, 30, pelo Ministério da Educação (Mec) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado aparece em primeiro e segundo lugar, entre escolas públicas e privadas, na segunda fase do Ensino Fundamental (Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente), e alcançou o quinto lugar no Ensino Médio no País.

No primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que vai até o 5º ano, os alunos da rede estadual tocantinense estiveram entre os primeiros lugares com nota média nas duas disciplinas medidas pela Prova Brasil. Em Língua Portuguesa o Tocantins ocupou o 4º lugar, com a nota média de proficiência foi de 204.5, e em Matemática 214.4, chegando a segunda posição, passando na frente de estados como São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

No segundo ciclo, com aplicação da prova no 9º, Tocantins é o estado que mais tem agregado valor em pontos de proficiência acima da média nacional na disciplina de Matemática, com 256 pontos. A segunda melhor proficiência ocupado pelo Tocantins foi na disciplina de Língua Portuguesa, com 254,9 pontos. Esse foi o ciclo no qual os alunos tocantinenses apresentaram melhor desempenho na prova, melhor inclusive que estados como Paraná, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros.

Ensino Médio

Já com relação ao Ensino Médio o Tocantins desce de posição e ainda tem muito a melhorar. O Estado aparece com a quinta melhor pontuação entre as escolas estaduais na avaliação de língua portuguesa (280.1) e matemática (264.7), ficando atrás de Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Em nenhum dos ciclos o Tocantins aparece como destaque com o melhor desempenho dos estudantes acima da média nacional, mas está entre os primeiros cinco lugares em todos os ciclos como melhores pontuações em proficiência acima da média, o que significa que os estudantes das escolas tocantinenses de ensino fundamental estão alcançando os níveis de proficiência considerados adequados pelo Mec.

Prova Brasil

A base para o Saeb é a Prova Brasil, avaliação aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 e novembro de 2017. Participaram, em todo o País, 5.458.065 alunos de 73.027 escolas. Apesar da melhora em alguns Estados, a avaliação do Inep é que cerca de 70% dos estudantes apresentaram resultados insuficientes.

O Saeb é um dos componentes do Índice da Educação Básica (Ideb), que também leva em consideração as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas de acordo com o Censo Escolar. O resultado do Ideb deve ser divulgado na próxima semana.