Há mais de 20 dias não há emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado para novos condutores. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), a situação é devido às inconsistências dos dados cadastrais dos profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Conforme o Detran, anteriormente, só existia uma base local, mas agora foi incluída uma base nacional para o cadastro dos profissionais e, por isso, houve problemas na hora de gerar e homologar os certificados dos cursos teóricos e práticos.

Devido a essas inconsistências, segundo o Detran, as provas práticas, que também dependem do sistema, estão sendo agendadas e aplicadas manualmente, já no caso das provas teóricas não é possível agendar manualmente, pois são geradas individualmente para cada candidato pelo sistema. No entanto, conforme o Jornal do Tocantins apurou, as provas práticas também não estão ocorrendo, pois o candidato só pode realizar a segunda prova após passar na fase teórica.

O Detran informou ainda que técnicos estão trabalhando para voltar o agendamento normal das aulas. Conforme o órgão, as inconsistências foram reduzidas a 10% dos profissionais. A expectativa é que o problema seja solucionado o quanto antes. “Os técnicos do Detran estão trabalhando no sistema, com celeridade, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível”, informou a nota do Detran.