Em vistoria realizada na manhã de hoje no Hospital Geral de Palmas, a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) aponta problemas em andamento das cirurgias ortopédicas e falta de roupas de cama para pacientes.
De acordo com o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, que esteve no local, o maior problema identificado é a falta das cirurgias ortopédicas e quanto à rouparia. “A ortopedia é o principal caos. Houve um acordo e o secretário de Estado está descumprindo”, reclamou o defensor, citando o Projeto da Força-Tarefa da Cirurgia Traumato-Ortopédica, proposto no primeiro semestre deste ano para regularização de cirurgias ortopédicas de urgência, emergência e eletivas no Estado, mas que não estão estariam tendo andamento.

Conforme o acordo feito entre Estado e órgãos de controle, a gestão deveria concluir em 60 dias as cirurgias de 128 pacientes já internados. Em 90 dias começaria o atendimento da fila de espera das cirurgias eletivas mas, conforme Marques, isso está parado. Além disso, o serviço de rouparia também estaria prejudicado e alguns pacientes teriam ficado sem lençóis hoje.

Entre as melhorias, o defensor cita que a UTI está com a rotatividade mais ágil, atendendo assim mais pacientes, e o setor de hemodinâmica estaria abastecido regularmente com medicamentos e insumos.

A Secretaria de Estado da Saúde respondeu ao assunto informando que vem aperfeiçoando o fluxo de abastecimento, controle e atendimento dos hospitais estaduais, inclusive do Hospital Geral de Palmas (HGP) e que, com relação as cirurgias ortopédicas de baixa, média e alta complexidade, o Estado cumpriu e superou o número de 128 pacientes como acordado em audiência realizada dia 14 de junho de 2017 .

Segundo a Sesau, foram atendidos 373 pacientes de julho a agosto que realizarem cirurgias ocorreram nos Hospitais Regionais de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Miracema do Tocantins. A pasta ainda afirmou que houve recente aumento dos traumas de trânsito, em particular motocicletas, e que 124 pacientes aguardam cirurgias ortopédicas.

No último mês, foram realizadas 329 cirurgias ortopédicas nestes 4 hospitais sendo 32 eletivas no HGP, já da iniciada força-tarefa acordada em juízo. Quanto à regularização do serviço de rouparia, a Sesau afirmou que a licitação já foi realizada e que se encontra na fase de contratação (em quatro lotes) das empresas vencedoras.

*Atualizado às 19h00