Acadêmicos e servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) escolherão hoje, durante realização de pesquisa eleitoral, das 8 às 22h40, o novo reitor e vice-reitor da instituição para os próximos quatro anos. Duas chapas disputam a preferência dos eleitores.

A votação ocorrerá nos sete câmpus da UFT. De acordo com a lista final de votantes, cerca de 20 mil pessoas terão direito ao voto. Para participar, deverão apresentar um documento oficial com foto.

O resultado da eleição será levado ao Conselho Universitário (Consuni), no dia 5 de abril, para subsidiar a composição da lista tríplice. O posicionamento do Consuni será encaminhado à presidente da República, Dilma Rousseff, que então nomeará os novos reitor e vice.

Chapas

Pela Chapa 10 - Confiança e Participação está na disputa pelo posto de reitor Isabel Cristina Auler Pereira e como vice-reitor Luís Eduardo Bovolato. Isabel é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB). Ela já ocupou os postos de coordenadora, diretora, pró-reitora e atualmente é vice-reitora da UFT.

Bovolato é doutor e mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor adjunto e diretor do Câmpus de Araguaína desde 2008.

Já a Chapa 20 - UFT Livre tem como candidato a reitor José Expedito Cavalcante e como vice-reitor Eduardo José Cezari. José Expedito é doutor e mestre em Química pela Universidade Federal de Pernambuco, já foi vice-reitor da UFT (2008-2012) e diretor do câmpus de Araguaína. O candidato a vice é doutor em Educação em Ciências e Matemática, é docente no curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e no curso de Licenciatura em Biologia (EaD) na UFT.