Com o tema Ecoturismo: a economia da natureza ocorre hoje, às 19 horas, o terceiro encontro da segunda edição do projeto Diálogos da Sustentabilidade, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) em Palmas. O evento é organizado pelo Grupo Jaime Câmara (GJC), por meio da rádio CBN Tocantins.

Ramis Tetu, consultor técnico do projeto, explica que o tema do encontro foi escolhido devido ao ecoturismo promover desenvolvimento econômico com equilíbrio social e proteção ambiental, contando com economia democrática, distribuindo renda e emprego a inúmeros setores. “Natureza e cultura são as grandes forças do turismo, e o Tocantins tem uma enorme diversidade de atrativos deste tipo, quer seja em seus lagos, rios, cachoeiras, serras, quanto em suas paisagens, vegetações e animais”, destacou.

Nesta edição, quatro especialistas vão participar de conversas sobre ecoturismo mediadas pelo âncora e coordenador de jornalismo da CBN Tocantins, Júlio Prado. Participarão no debate o doutor em Economia Ambiental Divaldo Rezende, o doutor em ciências Lucio Flavo Marini Adorno. Também participarão o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae) Omar Hennemann e a gerente de apoio a projetos estratégicos da Superintendência de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden).

Programas

Os debates serão gravados e transformados em um programa de rádio de uma hora que será transmitido pela CBN Tocantins em Palmas (101,9 FM) e Araguaína (106,3 FM), que atinge mais de 60 municípios, no dia 7 de abril, às 10 horas da manhã.

Para o diretor-geral do GJC no Tocantins, Jean Carlos Teixeira, o papel do grupo é oferecer a credibilidade e o alcance da CBN para incitar a população sobre iniciativas sociais e de sustentabilidade

Apoiadores

O evento é patrocinado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal/TO), o Itpac, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a BRK Ambiental.

Denis Lacerda, diretor-presidente da BRK Ambiental no Tocantins, acredita que o potencial do ecoturismo do Estado torna ainda mais importante a boa gestão e o planejamento do uso dos recursos ambientais.

Para João Paulo Coelho Neto, presidente Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal/TO), o potencial do Tocantins demanda investimento que concilie ampliação de ofertas e preservação do patrimônio.

Omar Hennemann, superintendente do Sebrae explicou que em um estado com as características do Tocantins, os pequenos negócios da cadeia do ecoturismo se apresentam como um importante vetor de emprego e renda e mostra uma perspectiva significativa da geração de riqueza para o povo tocantinense.