Após o laudo do exame realizado pelo laboratório de Diagnóstico de Raiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontar positivo para a doença em uma criança de 5 anos que morreu no dia 15, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou equipe técnica à zona rural de Ponte Alta do Tocantins, a 187 km de Palmas, cidade em que a família da criança reside, para investigação e busca ativa de todas as pessoas que tiveram contato com a vítima sendo administrada a vacina em todos. O exame da prova biológica será finalizado no dia 18 de fevereiro.

O menino teria sido mordido na orelha por um morcego em outubro do ano passado, recebeu atendimento em uma unidade de saúde do município e não recebeu a vacina profilaxia antirrábica.

De acordo com a Sesau, também está sendo realizada a campanha de vacinação antirrábica animais, em cães e gatos, em todo o município, priorizando o início na área de residência do caso, na Chácara Coração de Jesus. Conforme a pasta, estão sendo realizadas reuniões com toda a equipe de saúde dos municípios de Ponte Alta do Tocantins e Santa Teresa.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento para raiva intitulado Protocolo do Recife deve ser adotado frente a casos confirmados da doença. Vale ressaltar que o tratamento deve ser aplicado o mais precocemente possível.

Hoje está previsto o trabalho de investigação da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) junto aos demais animais, além das atividades de educação em saúde, alertando para as agressões, sinais e sintomas.

Segundo a Adapec, as ações são desenvolvidas em todas as regiões do Estado onde há focos da doença e demandas por parte dos produtores rurais. Em 2015 foram capturados 2.419 morcegos hematófagos, em 2016 até a última sexta-feira já haviam sido capturados 1.569 morcegos hematófagos em mais de 90 municípios do Estado. A agência informou também que a vacinação contra a raiva dos herbívoros é obrigatória em sete municípios tocantinenses: Colinas, Palmeirante, Bandeirantes, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo e Ponte Alta do Tocantins.