Neste sábado, 30, acontecerá mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), com o tema “Atitudes simples movem o mundo”. Sete cooperativas tocantinenses oferecerão serviços gratuitos para os palmenses no Parque Cesamar, das 17 às 20 horas. A ideia do evento neste ano, apoiado pelo Sistema OCB/Sescoop-TO, é trabalhar o conceito de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente de forma integrada.

Dicas para uma vida saudável, aferição de pressão e glicemia, ações de educação cooperativista, cidadania, recreação, além de apresentações artísticas, são algumas das atividades e serviços gratuitos realizados no Dia C.

Além de Palmas, durante os meses de junho, julho e agosto, o Dia de Cooperar será realizado em outros municípios, com a expectativa de que mais de sete mil pessoas sejam beneficiadas por meio do trabalho de 1.500 voluntários.

Movimento

O Dia C é um movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano é beneficiar mais de um milhão de pessoas em todo o país com projetos contínuos e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Kit voluntário

Durante a celebração em Palmas, cada voluntário que se dispôs a trabalhar no evento receberá um kit que traz o conceito de sustentabilidade em sua pegada. O kit é composto por um ecocopo, com o objetivo de evitar a utilização de copos de plástico, e um lápis-semente na ponta, com plantas frutíferas ou medicinais, para ser plantada após o uso. Além disso, o kit traz uma camiseta, um boné e pulseiras com o tema do evento ”Atitudes simples movem o mundo”.