O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) prometeu publicar, na próxima segunda-feira, portaria no Diário Oficial do Estado prorrogando prazos como forma de compensação àquelas pessoas que necessitaram de atendimento para pagamento de boletos, taxas e outros serviços relacionados a vistorias e processos da última quarta-feira até ontem.

Uma descarga elétrica ocasionada por chuvas teria danificado equipamentos de informática na sede do órgão, inviabilizando os atendimentos em todo os postos e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) até ontem à tarde.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Detran, o sistema teria sido restabelecido ontem ao meio-dia. Até o site do órgão esteve fora do ar desde quarta-feira.

Mas, ainda ontem à tarde, a reportagem do Jornal do Tocantins apurou que nas autoescolas e despachantes o acesso ao site do órgão ainda estava inviabilizado. “Não consigo fazer nada pelo computador, sequer acompanhar emissão de carteiras de habilitação”, reclama Daniela Sousa Vieira, funcionária de uma autoescola.

Mais difícil ainda era a situação da cozinheira Ana Cleide de Assis. Ela mora em Goiânia (GO) e desde a última segunda-feira está em Palmas para começar o processo de mudança de categoria em sua carteira de habilitação. Ainda esperançosa em poder ser atendida, ontem, às 16 horas, ela aguardava ansiosa o sistema do Detran voltar a operar para poder entrar com o processo.