Na oportunidade em que autoridades das áreas de segurança e jurídica se reúnem para discutir sugestões para minimizar os problemas nas unidades prisionais da região Sul do Estado, o corpo de um detento foi localizado na Penitenciária Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, Sul do Estado.

O corpo de Jean Pereira dos Santos, 32 anos, que estava desaparecido há cerca de 40 dias da penitenciária, foi localizado durante buscas realizadas na noite da última segunda-feira.

O que chamou atenção das equipes de buscas, formada por policiais civis e militares e legistas do 3º Núcleo de Pericia de Gurupi, é que o corpo foi enterrado junto com roupas e calçados e outros pertences pessoais da vítima. Para a investigação, é um indício de que os envolvidos com o assassinato queriam forjar uma fuga de Santos da unidade prisional.

 

Enterrado

O corpo estava numa área de mata localizada no setor de chácaras da penitenciária, entre a represa que abastece o lugar e os pavilhões, e enterrado numa cova de mais de 70 centímetros de profundidade. Os peritos localizaram no corpo, em estágio inicial de putrefação, um orifício na cavidade abdominal, o que reforça a suspeita de que a causa da morte pode ter sido por perfuração de arma branca. O pé direito estava separado da perna e também na perna direita havia uma tatuagem, o que para o advogado do preso, Romildo Santos Barbosa, não deixa dúvidas sobre a identidade do cadáver. Santos cumpria pena por assalto e estava em regime semiaberto.

Foi a namorada de Santos que registrou um boletim de ocorrência há mais de um mês relatando seu desaparecimento e o suposto envolvimento dele numa briga com outros presos. No mês passado, o JTo mostrou que a investigação da Polícia Civil já havia providenciado mergulho e escavações na área de chácara do presídio à procura do corpo do preso.

 

Acusação

A prisão de Santos ocorreu em Gurupi em outubro passado em cumprimento a mandado de prisão sob a acusação de roubo a instituições financeiras no interior do Estado. Ele era taxista em Gurupi.