Mais de oito mil pessoas se aglomeraram na ala sul da Praça dos Girassóis nesta sexta-feira, 7, para comemorar os 196 anos da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar. Desse total, cerca de cinco mil pessoas foram assistir o evento, de acordo com a Polícia Militar, e outros 3,5 mil que participaram do desfile, entre estudantes e profissionais de entidades e corporações.

O tema central do desfile foi o avanço da educação palmense e comemoração pela segunda melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador da educação nacional divulgado na semana passada. “Comemorar a nossa nota, acima da média nacional, no Ideb, mostra que estamos no caminho certo, avançando naquilo que de fato o poder público tem que fazer, que é formar e dar o que ninguém tira: a educação”, explicou.

A prefeita ressaltou ainda a emoção de participar do desfile pela primeira vez como gestora do município. “Para todos nós é emocionante estar reforçando cada vez mais o civismo e patriotismo nas crianças e cidadãos, e o poder público entra muito eficiente, com a parceria das forças de segurança que também entraram no desfile”, frisou.

Só de estudantes que passaram pela avenida foram mais de 2300, dentre as oito escolas municipais e quatro estaduais, além de entidades como a Força Jovem, Ordem Demolay e Ordem Internacional do Arco-íris para meninas.

A primeira a entrar foi a Escola Municipal Beatriz Rodrigues, localizada na Quadra 405 Norte, devido ao seu destaque no Ideb, por ter alcançado a nota 7.9 nos primeiros anos do ensino fundamental. A diretora Luciana Kramer disse que o mostrado no desfile é apenas resultado do que vem sendo feito durante todo ano. “Nós trabalhamos muito o patriotismo, toda semana cantamos o hino nacional, temos momentos cívicos, então isso é resultado de um trabalho constante, e para nós a alegria é dupla por também nos destacarmos por estar acima da média, com excelência”, explicou.

A novidade desse ano foi a participação de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Ao todo, 110 crianças que estudam no Cmei Fontes do Saber abrilhantaram o evento, com diversas fantasias dentro do tema “O Brasil que queremos”, demonstrando que as crianças querem especialmente melhorias na saúde, educação e meio ambiente.

O pequeno Demetryos Junior, de 6 anos, ficou empolgado por estar participando pela primeira vez de um desfile de Sete de Setembro. Olhando para a mãe no canto da avenida quase o tempo todo, o pequenino segurou uma das faixas e disse ter ficado muito alegre por estar na frente de tanta gente.

A diretora da escola, Iolanda Lima, destacou que todos os servidores e alunos da escola estavam muito envolvidos com a preparação para o evento e ansiosos pelo dia. “É emocionante trazer nossas crianças e mostrar o que a escola tem feito, o que nós queremos, como foi o tema central, e como temos avançado”, disse a gestora.

Esse momento não estava sendo emocionante não só para os que estavam marchando no meio da avenida, mas também para os espectadores. Maria de Fátima Alves e o seu marido Carlos Posidônio assistiam ao desfile animados. “Nós mudamos para Palmas a uma semana, vindo de Brasília, e estamos encantados, com tudo bem organizado, ver criancinhas tão pequenas com enfeites foi muito bonito”, explicou Maria de Fátima.

Já o jovem Manoel da Silva renovou a alegria de ver desfiles que há muito tempo não sentia, juntamente com a família. “Passamos muitos anos sem vir e dessa vez decidimos assistir, até pela localização, agora no centro ficou bem melhor, mais organizado e bonito”, destacou.

A última a se apresentar foi a Escola Estadual São José, na Quadra 1006 Sul, levando temáticas que demonstrassem os projetos existentes na escola. A aluna Alice Feitosa, de 16 anos, está na primeira séria do ensino médio e participando pela primeira vez do desfile. “Eu estou muito feliz, é uma sensação única e quero continuar participando até terminar os estudos e sempre ver porque é muito significativo para o nosso país”, finalizou, sorridente.

Neste ano, o número de profissionais que participaram pelas instituições deslanchou de 800 para quase 1100, entre representantes do Corpo de Bombeiros, do Exército, Guarda Metropolitana de Palmas, Marinha, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O desfile terminou por volta das 20h30 e contou com a participação de gestores municipais e estaduais, além de autoridades das corporações e instituições parceiras.