Como já diz a música da banda Los Hermanos, “todo carnaval tem seu fim”. E depois da folia, quem não economizou no consumo de bebidas alcoólicas precisa solucionar um dos piores efeitos colaterais da farra: a ressaca. Segundo especialistas, a intensidade da ressaca está relacionada à quantidade de álcool consumida. O principal efeito do álcool no corpo é o diurético, ou seja, quanto mais a pessoa bebe, mais perde líquido pela urina, causando desidratando. Por isso, o primeiro passo para se livrar do mal-estar causado pela ressaca é beber muita água.

Hoje, quarta-feira de cinzas, é aquele tradicional dia em que a vida começa a voltar ao normal depois de alguns dias de folga das atividades cotidianas. E quem se encaixa no grupo daqueles que entendem que aproveitar a festa é beber qualquer coisa que tenha álcool, a nutricionista Izabela Soares Campos alerta que, além da ingestão de muita água, outro passo importante é diminuir os alimentos de difícil gestão. Entre eles, se destacam carnes vermelhas, leites e derivados e ainda alimentos processados.

“Quando se tem uma injeção alta da bebida alcoólica, se força muito a função digestiva. Isso que dizer que o fígado fica trabalhando de uma forma lenta e se o fígado trabalha de uma forma lenta tem que facilitar a digestão para que ele se recupere mais rápido”, ilustra Izabela.

A especialista orienta que também é além da água, outros líquidos também ajuda no processo de recuperação do corpo, dos quais os mais recomendados são água de coco, sucos, repositores hidroeletrolíticos e chás. “Nesse caso, são recomendados chá branco, chá de centelha, dente de leão e camomila”, recomenda.

A nutricionista explica que a função desses chás é melhorar auxiliar na desintoxição do corpo. “Ou seja, vão atuar na fase dois do fígado, como se desse uma ajudinha para ele se recuperar de forma mais rápida”, diz. A nutricionista lembra que nenhum excesso faz bem ao organismo, nem mesmo o de chás. Por isso, ele frisa que a quantidade ideal de chás é de 500 ml. “Uma quantidade maior que essa pode ter efeito contrário e causar dores de cabeça, tonturas e mal-estar”, reforça.

Abstinência

Izabela ainda lembra que se a pessoa realmente bebeu muito no carnaval o ideal é que fique pelo menos 15 dias sem ingerir bebida alcoólica. Esse prazo mínimo é fundamental para que o fígado consiga se recuperar totalmente dos abusos sofridos. “Isso é para dar tempo do fígado se recuperar, porque geralmente quando a pessoa está bebendo muito acaba não come direito e a digestão fica muito ruim. Outra dica é aumentar o consumo de frutas ricas em água, como melão, melancia e laranja”, aconselha.

Outra indicação da nutricionista é quanto ao repouso. Ela diz que nesse período pós-festa é interessante que o folião respeite seu corpo e proporcione a ele um descanso necessário para que o organismo volte ao normal. “É importante dormir bem nesse período, porque de nada adianta suplementar, tomar remédio, beber muita água se não tiver uma qualidade de sono adequada”, reforça.

Chambari

O eletricista Oziel Ramos Conceição, 25 anos, admite que passou dos limites no carnaval. Ele diz que sabe como vai se recuperar de álcool consumido. “Todos os dias cheguei com o dia amanhecendo em casa. Acho que até hoje não me recuperei da sexta-feira passada”, brinca. Ele diz que para curar a ressaca tem um segredo especial: “comer um prato bem cheio de chambari e esperar o tempo passar”, revela.

A comerciante Vanessa Souto Rosa tem uma barraca com comidas regionais na Capital e lucra um pouco mais nos feriados. Segundo ela, após um período longo de recesso, as vendas das comidas típicas, como chambari e galinha caipira dobram. Só na manhã dé ontem ela já vendeu mais de 60 pratos. “As pessoas procuram muito o lugar em busca de uma comida de caldo e mais forte, isso para repor as energias. Tem gente que chega aqui bastante bêbado, outros parecem um zumbi”, diz a comerciantes, garantindo que seu pratos fazem milagre na cura da ressaca. “As vezes 8 horas já tem folião querendo chambari”, conta.