Palmas está sob chuvas constantes há dois dias e, com isso, a Defesa Civil da Capital alerta sobre os cuidados e proteção neste período, especialmente devido ao risco de alagamentos. Conforme o órgão, o volume previsto de chuvas para esta semana é de aproximadamente 95 milímetros (mm), com temperatura entre 20° e 34°. Confira aqui também a previsão para as regiões Norte e Sul do Estado.

Nesta terça-feira, 15, a temperatura máxima prevista é de 32°, com 75% de probabilidade de chuva durante todo o dia e à noite. Até a próxima sexta, 18, a possibilidade de chuva todos os dias é de 80%, com máxima de até 34°.

Outro alerta emitido pela Defesa é de que a incidência de raios solares deve se manter alta, mesmo com as chuvas previstas. Diante disso, a população da Capital deve se lembrar do uso de protetor solar e evitar horários de maior incidência, entre meio-dia e 15 horas, por exemplo.

Segundo o agente de Defesa, Bruno Maciel, os moradores de Palmas devem estar atentos nos horários de chuva, estando em casa ou no trânsito. “Neste período, recomendamos aos habitantes que moram em lugares que possa sofrer alagação, que busque abrigo em lugares seguros de familiares, vizinhos, e com a ajuda se possível, levem os objetos, móveis, para que não o prejudique”, explica.

Em Palmas, é possível ver pessoas praticando esporte ou andando pelas ruas mesmo com chuvas intensas, por isso, Maciel destaca que preciso evitar a exposição durante a chuva, devido as grandes chances de descargas elétricas. “Se os motoristas estiverem no trânsito e encontrar em áreas alagadas, que evitem transitar nesses locais e se possível esperar o volume de água reduzir ou alterar a rota para uma via segura”, complementa.

Com o temporal que caiu na última segunda-feira, 14, ruas do setor Jardim Taquari ficaram alagadas e os moradores tiveram que enfrentar a lama devido aos problemas com pavimentação. Conforme a Defesa, a maioria dos resgates em casos de alagamentos é de pessoas que se arriscaram a passar pela chuva, por isso, a orientação da Defesa Civil é que a população não enfrentar a chuva e se abriguem um local protegido. 

Os informes tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.