Hoje, representantes das diretorias do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) se reúnem para apresentar a situação da saúde do Estado para a imprensa tocantinense.

O evento está marcado para às 9 horas da manhã, na sede do CRM-TO, localizado na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, na Quadra 702 Sul, em Palmas. Segundo o CRM, serão discutidos problemas que têm comprometido a qualidade da assistência na Capital e no interior, assim como o exercício da medicina.

Aproveitando a passagem pelo Estado, a comitiva do CFM fará uma visita a dois dos principais estabelecimentos de saúde do Estado: o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina para conversar com os gestores e levantar a situação das unidades hospitalares. Após esse levantamento, o CFM irá propor soluções para a melhor gestão dos locais. O médico Nemésio Tomasella, representante do Tocantins no CFM explicou que a diretoria do conselho sempre fez essas visitas itinerantes no Brasil inteiro visitando os conselhos regionais de medicina com o objetivo de fazer um contato entre o médico da regional com o Conselho Federal.

“Fazemos essas visitas com o intuito de, principalmente, vermos como anda a saúde do Estado, para fiscalizar o local em que o médico atua, tanto na parte estatal quanto na parte privada, verificando se há boas condições de atender os pacientes e defender os interesses da sociedade”, destacou.

Números

Dados preliminares fornecidos pelo CFM apontam que quase 24 mil leitos de internação foram desativados na rede pública de saúde entre os anos de 2010 e 2015 no Brasil. Em dezembro de 2010 o País possuía de 335,5 mil deles do Sistema Único de Saúde (SUS). Em dezembro de 2015, esse número foi reduzido para 312 mil, total que equivale a uma redução de 13 leitos por dia. Já no Tocantins, o CFM indica que entre os anos de 2010 e 2017 houve um aumento de 90 leitos no SUS. Além disso, o conselho registrou um aumento de 140 em hospitais fora da rede pública.

A respeito das cirurgias eletivas, o CFM determinou que só 2017 a fila de espera para cirurgias eletivas chegou a aproximadamente 904 mil procedimentos no Brasil. O levantamento feito pelo CFM também apontou que o Tocantins gasta Tocantins gasta em média R$ 2,12 ao dia na saúde de cada habitante, com os recursos próprios do governo de Tocantins e os transferidos pela União em 2013. O dado coloca o Estado em quarto lugar no ranking de gasto público per capita em saúde, valor que representa 35% do que os beneficiários de plano de saúde gastam por ano;