O Projeto Pé de Sombra, da Fundação de Meio Ambiente (FMA) de Palmas garantiu o plantio de mais de 1.800 mudas que estão crescendo nas áreas externas de 34 escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (Cmeis), depois do plantio realizado no último período chuvoso. O planto segue as normas do plano de arborização urbana da Capital.

Segundo a Prefeitura de Palmas, com o retorno das chuvas, a FMA iniciou o levantamento de quais outras unidades que podem também ser beneficiadas com a arborização externa aos muros da escola. O levantamento já foi concluído na região Norte da cidade e está em andamento na região Sul da Capital. A prefeitura informou que a proposta do projeto é permitir, a longo prazo, que essas mudas se desenvolvam e proporcionem ao entorno dessas escolas e unidades infantis áreas com sombreamento agradável.

Proposta

O projeto trabalha com mudas que, quando crescem, proporcionam copas que contribuem para a melhoria do microclima local diminuindo a incidência solar direta no calçamento. Elas conseguem diminuir, em média, cerca de 5°C a temperatura na área sombreada.