Um princípio de tumulto foi registrado no fim da manhã de hoje na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário Prisional, em nota, informou que logo que foi percebida a movimentação dos presos, agentes plantonistas da unidade controlaram a situação e que não houve nenhuma morte.

A Seciju disse ainda que colchões foram queimados, grades de celas danificadas e que a manutenção já está sendo feita enquanto os detentos estão sob segurança reforçada. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas.

Nas redes sociais, um áudio de um policial afirma que presidiários do Primeiro Comando da Capital (PCC) teriam invadido o pavilhão. Uma equipe do Jornal do Tocantins, que esteve no local, informou que equipes da Ronda Tática Motorizada (Rotan), da Polícia Militar (PM) e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) foram acionados.

O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobrevoou a área da unidade prisional. A secretaria alegou que ele fez uma ronda de rotina.

Tumultos na CPPP

Esse é a segunda tentativa de motim na unidade só neste mês. O Tocantins, segundo o defensor público Danilo Michelini Frasseto, tem proporcionalmente a terceira maior população carcerária do Brasil.

Em janeiro, presidiários dos outros dois estados com maior população carcerária, Amazonas e Roraima, se rebelaram.