Atualizada às 15:40

Um dos três homens, suspeitos de envolvimento no roubo aos Correios, em Talismã, foi detido pela Polícia Militar (PM) no fim da manhã desta sexta-feira, 13. O nome dele e idade não foram divulgados pela corporação. Segundo a PM, a detenção ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 13, no município de Gurupi, Sul do Estado.

“O suspeito foi localizado após o veículo em que ele estava ter sido encontrado capotado na TO-296, sentido Jaú, município a 378 km da Capital, com características idênticas ao utilizado no roubo”, informou a PM.

Conforme a corporação, como não havia pessoas no interior do automóvel, as equipes da PM continuaram as diligências e após levantamento de informações conseguiram chegar até o proprietário, o suspeito. O homem foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. 

Ação

A agência dos Correios, em Talismã, foi arrombada e assaltada por um grupo de três homens na madrugada desta sexta-feira, 13. Um casal de idosos que mora no fundo da unidade chegou a ser trancado. Além disso, mais duas agências dos Correios no Tocantins foram alvos de arrombamentos nesta semana. As informações são do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect) e da Polícia Militar (PM). 

Em Talismã, por volta das 3 horas, a PM recebeu denúncias de que havia um carro suspeito parado próximo aos Correios. Logo após, o alarme da unidade disparou. Conforme a polícia, no local, os  policiais militares fizeram o cerco e  tentaram o contato com os moradores que residem no fundo da unidade. 

O casal de idosos, um homem de 66 anos e uma mulher de 67 anos, informou que estavam trancados. Após libertar os dois, eles contaram à PM que dormiam quando foram surpreendidos por três homens aparentemente armados. O trio levou celulares e os trancou no local. 

A PM informou que a suspeita é que o grupo teria entrado por um buraco na parede do ar condicionado. Eles, então, usaram equipamentos para arrombar o cofre. O valor levado não foi informado. 

Conforme a polícia ainda, o veículo que teria sido usado na ação foi encontrado capotado, sem os ocupantes, nas proximidades da TO-296., sentido Jaú-TO. As diligências e busca dos suspeitos continuam. 

Arrombamentos 

Já as unidade de São Miguel e Natividade, foram arrombadas na última segunda-feira, 9, e terça-feira, 10, respectivamente. O Sintect informou que todos os casos aconteceram no período da noite ou madrugada e foram percebidos por funcionários da empresa ao chegaram às unidades.

Conforme a Polícia Militar (PM), em São Miguel, por volta das 8 horas do dia 9 de outubro, uma equipe de militares foi acionada sobre o furto. Ao chegar no local, os funcionários da empresa informaram que os suspeitos haviam adentrado no local pelo teto e revirando gavetas e o cofre da agência. Entretanto, nenhum valor foi levado. A Polícia Federal (PF) foi acionada.

Já em Natividade, no dia 10, o funcionário da empresa informou a polícia que ao chegar na agência percebeu que ela estava arrombada. Após averiguar o local, foi constatado que nada foi levado. A PF foi acionada para providências. 

Incidência

Segundo o Sintect, já foram registrados 30 arrombamentos neste ano nas 149 unidades dos Correios do Estado. Ao total foram 53 registros de crimes cometidos contra a empresa e servidores. 

Conforme o sindicato, todas as agências tiveram seus cofres arrombados e devido a situação as unidades estão sem operar o Banco Postal. Em nota, os Correios informaram que as agências Natividade e São Miguel passaram por perícia e apuração interna e estão operando normalmente com serviços postais. Já os serviços de banco postal devem retornar na próxima semana.

Já a agência de Talismã ficará fechada para perícia e apuração interna e deve retornar o atendimento na próxima terça-feira, 17. A empresa orienta que a população que precise dos serviços procure atendimento em Alvorada. Conforme os Correios, as imagens da câmera de segurança serão disponibilizadas à PF, que já foi acionada para iniciar as investigações.

Ao ser questionado sobre as medidas de segurança que a empresa, os Correios informaram estarem adotando desde o início do ano, os Correios informaram que têm investido em postos de vigilância armada, portas com detectores de metal e outros itens de segurança.

No ano passado, foram mais de R$ 2 milhões  investidos em vigilância armada para agências e atualmente 38 unidades possuem vigilantes. Está em andamento um processo licitatório para a contratação de mais 15 novos postos. Já com relação aos detectores de metal, em 2017 foram cinco portas instaladas. Por fim, em nota, a empresa disse que todas as agências contam com kit de segurança composto por cofre com retardo, alarme monitorado. O valor de R$ 200 mil foi investido nos itens.