O corpo do professor aposentado Vanderlei Mendes de Oliveira, ex-docente do Câmpus de Porto Nacional será velado na tarde deste sábado, 9, em Palmas. Segundo uma amiga da família, que preferiu não se identificar, será um rápido momento de despedida para os amigos e familiares de Palmas.

A previsão é de que o velório comece por volta das 12h e encerre às 14h, na funerária Paxtins, localizada na Avenida LO-05, Quadra 210 sul (em frente ao Instituto Federal do Tocantins). Logo após o corpo seguirá para a cidade natal do professor, Monte Carmelo (MG), onde também será velado. Atendendo a um desejo do ex-professor, o corpo será cremado na cidade de Uberlândia, também em Minas Gerais.

Ainda de acordo com a amiga da família, Oliveira começou a pedalar há pouco tempo e desconhecia ter algum problema cardíaco, não tendo realizado nenhum exame antes de iniciar a atividade física.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) emitiu nota de pesar. “Vanderlei Mendes de Oliveira tinha 46 anos, deixa esposa e filhos. Ele tinha graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestrado em Geografia (Análise e Planejamento Sócio-Ambiental), também pela UFU; e Doutorado em Geografia (Geografia Humana), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)”, diz trecho da nota.

Caso

Oliveira faleceu no início da noite desta sexta-feira, 8, enquanto pedalava na pista de acesso ao aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues.  Ele teria sofrido uma parada cardíaca. O Corpo de Bombeiros chegou a realizar os primeiros socorros, ainda no local, mas o professor não resistiu.