O sepultamento do corpo da líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, também conhecida como dona Raimunda Quebradeira de Coco deve acontecer por volta das 17 horas desta quinta-feira, 8, em São Miguel do Tocantins. O corpo está sendo velado na casa dela, situado no assentamento Sete Barracas, próximo ao município.

Conforme familiares da líder, Raimunda, que tinha 78 anos, lutava contra a diabetes e já estava bem debilitada, inclusive tendo perdido parte da visão por causa da doença. Ela morreu na noite da última quarta-feira, 7, em sua casa.

Raimunda, a quebradeira de coco, ficou conhecida pelo seu trabalho social e de liderança comunitária no povoado onde morava. Ela também foi responsável pela fundação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que atua nos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Ela também fez parte da lista mundial das mil mulheres que concorreram ao prêmio Nobel da Paz. Veja mais sobre a história dela aqui.

Dona Raimunda deixou o segundo marido e sete filhos.

A Prefeitura de São Miguel decretou três dias de luto oficial pela perda e ponto facultativo para os servidores nesta quinta.