O ex-reeducando Leandro Dias de Sousa ainda não se apresentou à Polícia Civil para retornar ao cumprimento da pena, que cumpria em regime domiciliar. O preso havia deixado uma tornozeleira eletrônica e um bilhete na Central de Flagrantes de Gurupi, Sul do Estado, no último dia 24. No papel, que tinha o nome do preso e o motivo dele ter violado as regras de monitoramento, havia o seguinte recado: “para Lázaro. Tornozeleira do ex reeducando - Leandro dias (sic)... (setor Jardim dos Buritis)(sic) ele viajou foi passar o natal ê (sic) ano novo com a família ê (sic) trabalhar também!!”. O equipamento foi encontrado no último dia 24 de dezembro na delegacia.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou ao Jornal do Tocantins que todos os esforços estão sendo realizados para a localização e captura do preso por parte da Polícia Civil, bem como a outros presos que por ventura se encontram foragidos do sistema prisional do estado, em conjunto com as demais forças de segurança pública.

Segundo a Secretaria de Cidadania, a tornozeleira estava com o Sousa desde o dia 30 de novembro. Ele tinha sido preso por furto, mas estava cumprindo a pena em regime domiciliar, após uma decisão judicial.

Ainda segundo a pasta, que se pronunciou através de nota, não é possível afirmar se foi o próprio preso ou outra pessoa que deixou o equipamento no local. “O bilhete é endereçado para um homem por nome de Lázaro”, acrescentou o comunicado. Ainda segundo a secretaria, um relatório de violação seria enviado à Comarca de Gurupi para que as providências fossem tomadas pela Justiça. Neste caso, o preso pode perder o benefício da prisão domiciliar e voltar para o regime fechado.