Suspenso desde o dia 26 de março deste ano, o 3º Concurso para Procurador do Estado Nível 1 foi liberado para continuidade conforme decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) nesta quarta-feira, 5. A decisão foi em análise do Agravo de Instrumento apresentado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Conforme a PGE, o certame foi suspenso por decisão do desembargador Marco Villas Boas após a cassação do mandato do então governador Marcelo Miranda, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pouco antes da data prevista para divulgação do resultado da primeira etapa do certame, que seria em 5 de abril.

Na época foram suspensos também o resultado das provas e a pontuação dos candidatos não fossem divulgados. A partir da liberação para continuidade, a Fundação Carlos Chagas, empresa que realizou o certame, será notificada para dar andamento ao concurso, com a publicação do resultado da primeira fase e posterior convocação dos aprovados para as próximas etapas.

O concurso oferece 20 vagas para provimento imediato na carreira de Procurador do Estado, nível I e outras 20 para preenchimento de cadastro de reserva. Um total de 5.080 candidatos se inscreveu para concorrer às vagas, com remuneração inicial de R$ 26.125,17, por mês.