Cinco menores, entre 16 e 17 anos, fugiram do bloco masculino do Centro de Internação Provisória de Palmas (Ceip), no Setor Taquari, na noite de ontem. A unidade tinha 28 adolescentes internados cumprindo medidas socioeducativas. A fuga foi confirmada pela Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju).

Quatro deles estavam acolhidos na unidade por roubo. Um dos fugitivos é acusado de estuprar uma mulher na Praça dos Girassóis.  A Polícia Militar faz buscas na região atrás dos adolescentes.

A fuga aconteceu quando alguns adolescentes começaram a agredir outro em um dos alojamentos do Ceip. Seis servidores estavam no plantão, ontem. Dois deles deixaram a unidade para levar o adolescente agredido ao médico.

Logo depois, quatro adolescentes simularam uma agressão a um colega de quarto em outro alojamento. Para conter essa suposta agressão dois socioeducadores tiveram que entrar no alojamento, quando os adolescentes partiram para cima deles e travaram luta corporal, rendendo-os, tomando-lhes as chaves e soltando (os quartos) os demais acolhidos no referido alojamento. Foi o momento em que cinco deles fugiram da unidade.

Um socioeducador foi ferido na perna por uma arma artesanal, encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, mas seu estado de saúde é estável.

Várias medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança nas unidades socioeducativas do Tocantins, como obras de reforma e ampliação e a construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Araguaína, informou a Seciju.