Localizada às margens do Córrego São João, em Porto Nacional, a 52 km de Palmas, a casa da aposentada Rosânea Silva Melo, 43 anos, está prestes a desabar. Isso porque em seu quintal se formou um buraco que já está bem próximo às paredes da residência. O problema pode ter sido ocasionado devido à falta de drenagem no local, que faz com que a água das chuvas se acumule e atravesse a casa até o encontro do córrego.

Rosânea conta que há 15 anos mora com as duas filhas na casa. No entanto há alguns o problema começou a se manifestar ao entorno da residência. A moradora ainda relata que em 2016 ela procurou a Defensoria Pública do Estado para tentar solucionar o problema. Naquele mesmo ano, o órgão notificou a Prefeitura de Porto Nacional, que garantiu que estaria solucionado em 90 dias. “Eu não sei mais o que eu posso fazer. Estou desesperada, eu moro com duas filhas e uma tem deficiência mental. Já cheguei a sair da casa e pagar aluguel, mas não tive mais condições de arcar com esse custo e fui obrigada a voltar”, ressalta.

Rosânea, que é aposentada por invalidez porque realiza tratamento ontológico, acrescenta que entrou com uma ação para requerer o auxílio moradia, benefício que também não foi atendido pelo órgão. “Essa situação afeta não só o financeiro, mas o psicológico, o emocional da gente. Falta menos de meio metro para esse buraco engolir minha casa. Nessa época de chuva acabou nosso sossego. Tenho duas filhas dentro de casa, meus móveis estão todos lá”, desabafa.

O córrego dá acesso ao fundo de pelo menos mais cinco casas. No local, há oito manilhas espalhadas e a terra está cedendo. Em 2016, o Jornal do Tocantins também acompanhou o drama das famílias no setor, quando já era possível ver muros e pilastras inteiras, que faziam parte das moradias, já engolidos pela cratera, que desde então está cada vez maior.

Defesa Civil

O Jornal do Tocantins entrou em contato por diversas vezes com o Corpo de Bombeiros do Estado para saber se a Defesa Civil, órgão vinculado à corporação, realiza algum trabalho de orientação e prevenção nas cidades do interior do Tocantins, especialmente em áreas identificadas como de risco de desabamentos. No entanto, a corporação informou ao que não iria dar nenhuma informações sobre o assunto.

Prefeitura

A Secretaria da Infraestrutura de Porto Nacional informa que já notificou a Defesa Civil para a interdição do imóvel de Rosânea. A Secretaria Municipal da Assistência Social também já colocou à disposição da família o aluguel social para que aluguem um imóvel até que seja solucionado o problema com a casa. A Secretaria Municipal da Habitação está fazendo levantamento técnico para contenção da erosão e um planejamento legal para solução do caso.