Além de problemas na cidade, as fortes chuvas também causaram danos ao Sistema de Gerenciamento Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que guarda informações de alunos como matrículas, planos, atas, registros, entre outros. Porém, a Seduc informou que dados voláteis como notas, conteúdos e frequência foram perdidos, e os professores terão que lançar novamente essas informações desde o dia 5 de junho deste ano até a última terça-feira, 4.

De acordo com a pasta, os técnicos estão trabalhando para que, apesar do ocorrido, o ano letivo dos alunos da rede estadual não seja prejudicado, e que a Superintendência de Tecnologia da Educação vem trabalhando intensamente no sentido de garantir o funcionamento do Sistema de Gerenciamento Escolar.

A Seduc também destacou que, para evitar problemas semelhantes, estão previstos para 2019 investimentos e ações na ampliação dos espaços de armazenamento e gerenciamento digital das informações da rede estadual de ensino.

Nesta quarta-feira, 5, a secretária de estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) para tratar sobre o assunto, e destacou que algumas escolas atenderam a solicitação e já finalizaram a inserção das informações.

A Seduc informou ainda que vai encaminhar orientações às escolas e também solicitar o apoio dos servidores das unidades escolaresaos docentes.