Famílias do município de Araguanã, Norte do Estado, distante de Palmas 476 km, foram afetadas e tiveram que deixar suas casas por causa das enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. O município decretou estado de emergência. A situação se repete em São Miguel do Tocantins, a 610 km de Palmas.

De acordo com a Defesa Civil de Araguanã, 33 famílias estão desabrigadas. Os níveis dos rios Lontra e Araguaia subiram, atingindo as casas dos moradores. Ainda de acordo com a Defesa Civil, as mesmas famílias foram afetadas pelas enchentes dos anos anteriores.

Das 33 famílias desabrigadas, 11 estão alojadas na Escola Municipal Tiradentes e as outras procuraram abrigo nas casas de parentes e amigos.

Emergência

O prefeito de Araguanã, Alan Brasil (PT do B), informou que está sendo oferecida assistência às famílias. Segundo ele, foi decretado estado de emergência para que o Estado possa providenciar a doação de cestas básicas.

Ainda de acordo com o prefeito, mesmo sendo uma situação recorrente, não há previsão de remanejamento dessas famílias para outra localidade.

Conforme o decreto de calamidade pública do município de São Miguel, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 18, foram atingidas áreas do Povoado Bela Vista.

A Agência Tocantinense de Notícias informou que o governador em exercício, Sandoval Cardoso (SDD), já está ciente da calamidade nos municípios e irá providenciar a ajuda solicitada.

A previsão do tempo para a região é de mais chuvas para hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo ficará nublado e haverá pancadas de chuvas à tarde e à noite.

REcomendações

Segundo o Ministério da Saúde, durante as enchentes e após o recuo das águas, a população deve ficar alerta para o risco de contaminação e proliferação de doenças. A maioria delas ocorre devido ao consumo de água contaminada ou ao seu contato com a pele. Veja no quadro abaixo como se prevenir.