Em 2017 foram entregues 244 unidades de casas populares por parte da Prefeitura de Palmas, mas o ano que passou se caracterizou pela retomada de obras paralisadas. A análise é do secretario executivo de Habitação do município, Fábio Frantz Borges que complementa: “Retomamos também as obras de 600 unidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e em 2018 colheremos esses frutos. Com a retomada do Minha Casa Minha Vida, conseguimos aprovação de mais mil unidades para Palmas que serão iniciadas neste primeiro semestre, além das quase 1.100 que serão entregues”.

O déficit de habitação do município já chegou a somar 22 mil famílias, mas a prefeitura está atualizando o cadastro desse grupo diz que este número foi rereduzido para 13 mil.

Frantz explica que desde 2014 o Governo Federal vem restringindo recursos para habitação, mas que em 2017 a Prefeitura conseguiu autorização para contratar empresa para a construção de mais mil unidades em 2018. A contratação acontece neste primeiro semestre, quando também iniciam as obras na região Sul.

“Além de entregarmos a unidade habitacional, também fazemos o acompanhamento com projetos sociais de forma que essa família assuma o imóvel como propriedade e zele, deixando-o para as gerações futuras”, explicou o secretario executivo. Ele destacou ainda programas de capacitação das famílias para que, aquelas que não estejam, entrem no mercado de trabalho.