Um serviço inédito no Tocantins será inaugurado no fim da tarde desta segunda-feira, 11, em Palmas. A Casa dos Direitos Humanos será um serviço público de orientação e encaminhamento para conselhos de direito e órgãos parceiros, conforme explicou a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Suami Freitas Matos.

“É um serviço inédito no Tocantins. A ideia é ter um centro de referência onde se possa discutir de o direito das pessoas independente do credo, da religião ou da orientação sexual. O espaço também vai abrir uma série de comitês e conselhos estaduais que não tinham sede própria”, explicou a diretora.

Entre os conselhos que se instalarão dentro da Casa de Direitos Humanos estão os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos, da Criança e Adolescente, LGBT, de Promoção da Igualdade Racial, da Pessoa Idosa, Penitenciário, etc.

“Esse novo serviço vai ajudar a desmitificar esta ideia de que defensores de direitos humanos trabalham apenas para o sistema penitenciário quando, na verdade, realizam um trabalho que venha a acrescentar à vida da pessoa humana”, completou Suami.

Atendimento ao público

Os atendimentos no local serão realizados por equipe multiprofissional composta por advogado, psicólogo, assistência social e parceiros, como o Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual, secretarias e outros órgãos públicos. O serviço funcionará na Quadra 504 Sul no mesmo prédio onde atualmente funciona a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente da Capital e servirá como um serviço.