Apesar da Prefeitura de Palmas ter colocado balizadores em um trecho onde é proibida a passagem próximo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), motociclistas e motoristas continuam cometendo infração gravíssima. Parte do meio-fio foi quebrada pela população. Veículos foram flagrados pela equipe de reportagem do Jornal do Tocantins cometendo a infração na tarde de ontem. Antes da pavimentação da rua em frente ao Detran, era comum que os veículos adentrassem por aquele local.

Uma funcionária de uma autoescola próxima ao órgão, que preferiu não se identificar, contou que o meio-fio foi quebrado logo após os balizadores terem sido colocados pela prefeitura. “Não se passou um dia para que o trecho voltasse a ter movimentação de veículos. O que dificulta é que algumas autoescolas têm a sua frente virada para a rua inexistente”, frisou.

 

CTB

Conforme o artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), executar operação de retorno em locais proibidos pela sinalização; nas curvas, aclives, declives, pontes, viadutos e túneis; passando por cima de calçada, passeio, ilhas, ajardinamento ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios e faixas de pedestres e nas de veículos não motorizados; nas interseções, entrando na contramão de direção da via transversal; com prejuízo da livre circulação ou da segurança, ainda que em locais permitidos, configuram infrações gravíssimas.

A prefeitura não se posicionou até o fechamento desta edição.