Mesmo após o governador Mauro Carlesse (PHS) anunciar novamente Colemar Natal Câmara Ferreira Nunes de Melo como presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) nesta quinta-feira, 3, o atendimento do local ainda passa por transtornos. Entre o período que o departamento ficou sem presidente, a emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos não estavam sendo feitas..

Nesta sexta-feira, 4, o Jornal do Tocantins esteve no Detran e comprovou a demora no atendimento. O autônomo João Matheus Sousa Alves chegou no Detran desde às 7h30 para pegar a senha e renovar sua CNH. Ele conta que ficou por mais de oito horas para realizar procedimentos simples. “Fui um dos primeiros a chegar. Peguei a fila para pegar a senha, fiz a digital, peguei outra fila para fazer a biometria e saí 11h30. Fui fazer os exames médicos e retornei agora. Graças a Deus consegui resolver minhas coisas, mas tem gente que vai embora daqui sem conseguir resolver nada”, reclama.

A servidora pública Regina Reis também procurou o órgão para renovar a CNH. Ela chegou no Detran às 11 horas e sua reclamação é a mesma. “A espera é longa. Percebi que tem poucos servidores para atender. A equipe é bem atenciosa, mas não tem a quantidade de servidores suficiente para atender as pessoas que estão chegando”. Desde que ela chegou no local só conseguiu preencher um formulário e coletar a digital. “Só tinha uma servidora atendendo. É preciso direcionar mais servidores para atender a população. Já renovei a CNH outras vezes e nunca demorou tanto. Quem pode se dar ao luxo de passar a tarde inteira para renovar um documento? ”, diz.

A professora Ana Paula Lopes Nunes foi ao Detran fazer transferência de veículo e chegou no local às 14 horas. “Estou aqui há mais de 50 minutos e ainda não fui atendida para um procedimento simples. Mudaram o atendimento para dois expedientes e ainda está muito lento”, afirma.

Estado

Por meio de nota, o governo do Estado informou que os órgãos que tiveram suas atividades encerradas, como o Escritório de Representação em Brasília, o Banco do Empreendedor e a TVE, terão os servidores efetivos remanejados para outros órgãos que fazem atendimento direto ao cidadão. “Neste primeiro momento, a prioridade de remanejamento é para o Detran e Secretaria da Saúde”, diz a nota.

O Estado acrescenta que em virtude da diminuição no número de servidores, o retorno da jornada de 8 horas é imprescindível para que a população tenha acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Estado e tenham condições de serem atendidas dentro de suas necessidades.

O Jornal do Tocantins questionou o governo do Estado sobre a regularização da emissão de CNHs, licenciamento de veículos, mas não obteve resposta.