Cresce entre os aprovados no concurso da Defesa Social o sentimento de apreensão em virtude do adiamento para início do curso de formação. Depois de mais de um ano com o certame paralisado, houve as inscrições para o curso, porém, o atraso nos repasses do governo para a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (UFT) provocou um novo problema. Muitos dos aprovados já deixaram suas cidades de origem, emprego e família para concluírem a última etapa do concurso e estão sem respostas.

Rograciano Gomes da Silva, de 27 anos, é do Estado de Goiás e trabalhava no sistema prisional de lá, mas pediu para não ter o contrato renovado, pois acreditou que o governo do Tocantins fosse seguir o cronograma e iniciaria o curso de formação. Além disso, o candidato relata que também precisou trancar a graduação em direito e suspender o seu Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que possuía para pagar a faculdade.

Outra candidata prejudicada pelo adiamento do cronograma é Sheila de Sales Braga, aprovada para o cargo de Técnico em Defesa Social. Sheila conta que morava em Maceió (AL) e após ser convocada para fazer a matrícula no curso optou por já se mudar para Palmas, pois as despesas para ir e voltar à cidade natal seriam muito altas. “Minha família está pagando para eu me manter aqui e se eu soubesse que o curso não começaria no dia 24, teria retornado para Maceió. Já vi vários colegas dizerem que adoeceram por causa desse concurso”, ressalta.

O problema se repete com a maioria dos aprovados. Franklin da Silva, 34 anos, era gerente comercial na cidade de Dianópolis, no Sudeste do Estado, e também está desempregado. Ele e a esposa se mudaram para Palmas há um mês e desde então têm se mantido apenas com o dinheiro da venda de uma motocicleta. “Agora, com esse atraso do início do curso fiquei em uma situação complicada, porque não me preparei para essa eventualidade”, enfatiza.

Par a os cursos de formação, segundo a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, ao todo, são 799 candidatos aprovados para o Sistema Penitenciário e 418 candidatos aprovados no Sistema Socioeducativo.

Curso

Quando foi divulgada a realização do curso de formação, a Seciju informou que ele será ofertado em dois turnos, manhã e tarde, sendo que a duração de cada hora/aula será de 50 minutos, podendo ser ministradas aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.

Os candidatos matriculados receberão, durante o período do curso, a título de ajuda de custo, o valor mensal correspondente a 50% do vencimento básico inicial do respectivo cargo, vigente à época de sua realização, conforme disposto na Lei 2.808, de 12 de dezembro de 2013. A segunda etapa tem caráter eliminatório e classificatório.

(Thamily Batista - participa do Programa de Estágio entre o Grupo Jaime Câmara e a UFT)