Após diversas denúncias de comerciantes e banhistas que frequentam a Praia das Arnos em Palmas, a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) decidiu por classificar a área de banho como imprópria para atividades de recreação de contatos primários – banhos, stand up paddle, entre outros.

De acordo com a FMA, foi detectada a presença de substância não identificada entre a faixa de areia mais próxima à água.

Na última quinta-feira, a reportagem do Jornal do Tocantins esteve no local e conversou com os comerciantes locais, que relataram que o problema de mau cheiro estava ocorrendo há pelo menos dois meses. “Queremos saber o significado dessa coisa preta e fedorenta que tem na beira do lago. A catinga começou a invadir os comércios”, disse a comerciante Francisca Josefa da Conceição.

A FMA informou estar acompanhando a situação e que a interdição para banho deve ser considerada até que as análises investigativas, que estão sendo realizadas em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), sejam concluídas.

Conforme a pasta, a decisão tem por base ao artigo 2º da Resolução Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 274/2000 e tem o objetivo comprovar se essa condição oferece algum tipo de risco à saúde pública.

Mesmo com a interdição da área de banho, a prefeitura ressalta que a faixa de areia e os bares e restaurantes da Praia das Arnos poderão funcionar normalmente.

O Jornal do Tocantins segue acompanhando o caso.