Três estudantes do curso de Geologia da Universidade de Brasília (UnB) ficaram presos em uma serra na mata, entre os municípios de Fátima e Porto Nacional, e foram resgatados após acionarem um dispositivo eletrônico de emergência solicitando ajuda que foi detectado pela Embaixada Americana. Os jovens fazem parte de um grupo de 45 acadêmicos, dez professores e sete motoristas que estão no Tocantins realizando um levantamento da situação geográfica da região para seus trabalhos de conclusão de curso.

Gabriel Ribeiro Moizinho, 24, Caroline Araújo Freitas, 25, e Matheus Alves da Silva, 22, foram resgatados pela equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO), por volta das 14h30 desta quarta-feira, 4, com auxílio das coordenadas geográficas enviadas por um aparelho com sinal de satélite por volta das 11 horas para Embaixada Americana. As coordenadas, posteriormente, foram encaminhadas para a Polícia Militar do Tocantins, que acionou a aeronave do Ciopaer para as buscas e resgate.

Ribeiro explicou que eles não estavam perdidos, mas presos em uma serra, local escolhido para o mapeamento nesta quarta. "Nós sabíamos muito bem onde estávamos, mas como chegamos em um ponto que não dava mais para subir e nem para descer da serra, era muito arriscado", explicou. Conforme o estudante, o grupo está realizando pesquisas na região desde o último domingo e todos os dias saem por volta das 7 horas, divididos em grupos pequenos, para mapear regiões diferentes. Os grupos retornam somente no fim do dia, após encontrar o motorista em um local previamente marcado.

Sem sinal de celular e ninguém próximo para ouvir o chamado de socorro pelo rádio, os estudantes precisaram usar um aparelho que carregam chamado spot para fazer o pedido de socorro. "O spot que usa sinal de satélite e não precisa de sinal de telefone, tem algumas opções de envio de dados e uma dela é o SOS, para situações de risco de vida, então acionamos essa opção e as coordenações geográficas foram enviadas para a Central do equipamento, e eles entram em contato com as autoridades da região", destacou Ribeiro. 

Conforme a equipe de resgate, os acadêmicos estavam presos em um penhasco bem perto da divisa com o município de Fátima, e precisaram ser retirados do local com a ajuda de cordas, já que não havia local apropriado para pouso da aeronave.

Conforme a equipe de salvamento, os três jovens não tiveram ferimentos graves e estavam um pouco assustados com a situação. "Nós ficamos apreensivos pelo que aconteceu, nossa colega estava um pouco desidratada, mas ainda tínhamos água e comida até para o outro dia, caso fosse preciso, como somos orientados", ressaltou Ribeiro.

Logo que foram resgatados, os tripulantes do Ciopaer providenciaram os primeiros socorros e os jovens foram levados para Porto Nacional para serem atendidos no Hospital Regional da cidade. Segundo Ribeiro, amanhã voltarão a mapear a região novamente, conforme o cronograma. "Ficaremos até o dia 21 e amanhã iremos fazer o trabalho normalmente, só que caminharemos mais devido ao atraso de hoje", finalizou.