Serão oferecidas vagas para cursos de nível médio técnico para estudantes da rede pública de ensino interessados em atuar no ramo de viagens. Os cursos no Tocantins acontecerão ministrados nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional a partir do mês de agosto. Segundo o Ministério do Turismo serão oferecidas 10 mil vagas em 172 municípios de 18 Estados do País.

Haverá cursos técnicos em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura. “Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

A oferta de cursos na área levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa e faz parte do MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No turismo, o jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento. Os cursos são presenciais e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação (MEC).