O Tocantins foi contemplado no Plano de Expansão da Radioterapia e, segundo o Ministério da Saúde, já recebeu do governo federal o valor de R$ 8 milhões para execução das obras no Hospital Geral de Palmas (HGP). O único serviço habilitado no Tocantins para tratamento radioterápico é a Unidade de Alta Complexidade de Araguaína (Unacom/HRA). De acordo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Estado conta com uma máquina nova de radioterapia adquirida em parceria com o Ministério da Saúde, porém permanece guardada e será instalada em Araguaína assim que forem feitas as adequações estruturais no espaço físico da sala onde será colocada a máquina. A máquina foi entregue ao governo do Estado em dezembro de 2014.

Ainda segundo a Sesau, o Estado conseguiu com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) a aprovação do projeto de adequação da sala onde será instalado o novo equipamento. Agora, técnicos da secretaria trabalham em projetos complementares e posteriormente será aberta licitação. Ou seja, dois anos depois ainda não há previsão de quando o equipamento começará a funcionar.

A Sesau informou ainda que desde outubro de 2015 vem garantindo atendimento radioterápico a todos os pacientes do Tocantins por meio de serviço contratado em Imperatriz (MA) e que não há fila de espera para atendimento de radioterapia. Questionada sobre o tratamento do câncer infantil, a Sesau informou que em decorrência da carência desse tipo de especialidade, dispõe de apenas uma médica oncologista pediatra em seu quadro funcional. A profissional está de licença e por isso as crianças que necessitam de atendimento estão sendo encaminhadas para tratamento fora de domicílio, ou seja, precisam procurar outros estados para o tratamento.