Com o objetivo de colocar os temas da Saúde mental em evidência e levantar o debate sobre a importância de cuidar das doenças emocionais foi realizado na tarde deste sábado, no Parque Césamar, uma ação em comemoração ao Janeiro Branco. O evento, que é gratuito, contou com o apoio de profissionais de diversas áreas, entre elas psicólogos, comunicadores e esportistas.

De acordo com uma das colaboradoras da iniciativa, a psicóloga Laura Campos, o público participou de rodas conversas e debates sobre temas como depressão, suicídio e outras doenças emocionais.

Laura destaca que cuidar da saúde mental é tão importante como prevenir de qualquer outra doença que possa atingir a parte física do ser humano. “Tristeza, apatia e desânimo muitas vezes quer dizer disfunção fisiológica. Fora outros diversos sintomas que poucos têm ideia ou não acreditam que é somatização (sintoma físico por consequência de uma disfunção emocional). Vamos desmistificar a Psicologia e áreas afins que estudam as competências cerebrais e entender de uma vez por todas que o cérebro também precisa de cuidados”, ressalta.

Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco é dedicada a sensibilizar as instituições sociais, bem como o poder público e iniciativa privada sobre à importância de projetos estratégicos e políticas públicas voltadas para a valorização de ações que debatem, direta ou indiretamente, sobre o universos da Saúde Mental.