Após serem apreendidos com um homem que estava em um ônibus de viagem que iria de Jacundá (PA) para São Paulo (SP), 153 pássaros da espécie curió foram soltos por uma equipe técnica da Supervisão de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A apreensão ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí, na última quarta-feira, 17, e foi possível após denúncia anônima.

De acordo com o Naturatins, após o resgate, as aves que estavam em gaiolas dentro do ônibus foram encaminhadas ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e passaram por triagem. O órgão identificou que elas estavam em situação de maus-tratos e três não resistiram. Cinco filhotes que ainda não têm condições de voar estão no Cefau aguardando condições de serem libertados.

Conforme o biólogo Tiago Scapini, os curiós foram soltos em cinco locais em áreas rurais de Palmas, e os patativas serão soltos no Norte do Estado. “Durante apreensão também foram regatados nove coleiros-do-norte (Sporophila americana), também conhecidos como patativas, que serão encaminhados para soltura no norte do Estado, em razão de não haver ocorrência dessas aves aqui na região”, explicou. Ao todo o Cefau recebeu 170 aves, sendo 161 curiós (Sporophila angolensis) e nove coleiros-do-norte (Sporophila americana).