Após notícia sobre a morte da líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, também conhecida como dona Raimunda Quebradeira de Coco, na noite da última quarta-feira, 7, diversos órgãos, políticos e amigos deixaram mensagens de pesar pela morte dessa importante líder não só para o município de São Miguel, mas para o Tocantins.

O governador Mauro Carlesse, afirmou, em nota de pesar, que esta foi uma grande perda para todo o Estado. “O Estado do Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Dona Raimunda construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhadora rural e ativista de destaque nacional”, disse.

A Assembleia Legislativa, em nome da deputada Luana Ribeiro e de todos os parlamentares estaduais, também enviou nota lamentando a morte. “Dona Raimunda Quebradeira se foi, mas deixou um exemplo de luta pelos direitos das mulheres, dos extrativistas e das minorias em geral. A líder, portanto, não será esquecida. Sua luta continua”, afirmou.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) que deu a dona Raimunda o título de doutora Honoris Causa, em 2009, lamentou a perda e lembrou de seu ativismo. “É com imenso pesar que a UFT comunica o falecimento de sua doutora honoris causa Raimunda Gomes da Silva”, lamentou lembrando trabalhos feitos por alunos e professores da Instituição retratando a vida e o trabalho da grande líder, como documentários e músicas.

A senadora Kátia Abreu prestou condolências aos familiares e amigos em nota. “Sua garra, luta e determinação serão lembradas por todos os tocantinenses. Sua força inspira um Tocantins melhor a cada dia. Aos familiares, minhas sinceras condolências”, destacou.

O senador eleito pelo Tocantins, Eduardo Gomes, também manifestou pesar pela morte. “Seu trabalho e sua liderança ultrapassaram as fronteiras do Tocantins e do Brasil. O Tocantins e o Brasil perdem uma mulher que exerceu a cidadania em toda sua plenitude”, ressaltou.

Também a Dulce Miranda, novamente deputada federal eleita pelo Tocantins, encaminhou nota lembrando os feitos da dona Raimunda e lamentando a perda. Nossos corações ficaram tristes essa noite com a notícia do falecimento da querida amiga Dona Raimunda... Pessoa que deixará saudades. Uma referência de luta, honradez e amor”, diz trecho da nota.

A Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também se posicionou sobre a morte da líder, em nome da Prefeitura. “Sua dedicação a um mundo mais justo e igualitário será referência para as gerações futuras. Sua simplicidade e dedicação ao próximo é um exemplo que nos inspira”, considerou, em solidariedade à família e amigos.

Também o deputado federal eleito pelo Tocantins, Célio Moura, lembrou do legado deixado. “Sem dúvida, as histórias, experiências e ensinamentos deixados por dona Raimunda compõem um imenso legado, que permanecerá nos orientando e nos inspirando para continuar a sua luta pelos direitos e dignidade”, disse em nota.