Devolver o que conquistou através do vôlei, não o dinheiro, mas o caráter, respeito, princípios e valores. Com esse pensamento é que o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Renan Dal Zotto, fez questão de enfatizar o motivo de ter aceitado o convite da Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), para prestigiar ontem a abertura oficial dos núcleos do projeto Viva Vôlei, na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, em Palmas.

Renan disse que era um motivo de honra para ele prestigiar a garotada tocantinense e os profissionais da área repassando um pouco de sua experiência de vida. “Hoje ocupo uma posição de liderança como técnico da Seleção Brasileira, onde os jovens se espelham em mim, mas isso já aconteceu comigo no passado quando era criança”, explica o treinador, ressaltando que quando o jovem chega ao Centro de Treinamento e Referência da Seleção Brasileira, em Saquarema (RJ), ele fica encantado achando tudo maravilhoso, mas aquilo foi construído com muito suor e trabalho e nada surgiu do acaso. “Esse tipo de experiência que gosto de passar a eles mostrando nossa realidade de onde viemos para onde queremos chegar, independente se este jovem ser um grande campeão ou não”, finalizou.

O presidente da FTV, Ricardo Abalem, acompanhou o treinador na abertura do núcleo Viva Vôlei, que consiste em educar e socializar crianças de 7 a 14 anos através da iniciação ao voleibol. Em Palmas, o projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a FTV, CBV, Banco do Brasil e a Prefeitura de Palmas.