Interporto (campeão Tocantinense 2017) e Sparta (vice-campeão) são os representantes do Tocantins no Brasileiro da Série D a partir do próximo domingo. As duas equipes a partir de agora viram a chave deixando um pouco de lado a disputa do Campeonato Tocantinense para a estreia no Brasileiro da Série D.

O Interporto enfrentará o 4 de Julho, às 16 horas, na Arena Colorada, em Piripiri (PI), com arbitragem de Tiago Nascimento dos Santos (PE). Seus assistentes serão Bruno Cesar Chaves Vieira (PE) e Wagner Cabral Miranda (PE). O quarto árbitro será Antônio Dib Moraes de Sousa (PI). Já o Sparta estreia no Estádio Mirandão, às 18 horas, contra o Alto (PI). Apita esta partida o árbitro Fábio Filipus (PR). Os assistentes serão também paranaenses Daniel Cotrim de Carvalho e Felipe Gustavo Schmidt. O quarto árbitro será Eduardo Fernandes Teixeira (TO).

O Interporto integra o Grupo A 5 ao lado do 4 de Julho (PI), Cordino (MA) e Ferroviário (CE). Já o Sparta faz parte do Grupo A6 com Moto Club (MA), Assu (RN) e Altos (PI).

A delegação do Interporto viaja manhã para Teresina, no o Piauí, enquanto o Sparta joga em Araguaína.

Pelo Campeonato Tocantinense, o Interporto ocupa a terceira colocação com os mesmos nove pontos do líder Tocantinópolis e do Palmas, o segundo colocado, mas perde no critério de números de vitórias e gols marcados. O Tricolor do Norte, o Sparta segue na sexta colocação do campeonato com quatro pontos. As duas equipes voltam a jogar pelo Tocantinense na próxima quarta-feira exatamente uma enfrentando a outra, às 20h15, no Estádio Mirandão, em Araguaína.

CBF

A CBF criou o Brasileiro da Série D em 2009, e o Tocantins teve representante em todas as edições. No ano de 2016, o Tocantins passou a ter dois clubes. As vagas vieram devido ao Ranking Nacional de Federações, sendo o campeão e o vice de cada edição do Tocantinense. E até 2017, o estado esteve em todas as edições do certame. Vale destacar que o único clube do Tocantins até hoje a conquistar um acesso de divisão do Brasileiro foi o Araguaína em 2010.