O Vasco apresentou nesta terça-feira (16) pedido de impugnação da partida na qual foi derrotado pelo Internacional no último domingo (14), por 2 a 0, em São Januário. Em nota oficial, o clube destacou a necessidade de ter "igualdade de condições".

Ainda no dia da derrota diante do clube colorado, o presidente cruz-maltino, Jorge Salgado, entrou em contato com o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e com o presidente da Ferj (Federação de Futebol do Rio), Rubens Lopes, para manifestar seu repúdio e o interesse em anular o duelo.

O motivo da reclamação é uma suposta falha técnica no equipamento de árbitro de vídeo que teria inviabilizado a verificação de um possível impedimento no gol de Rodrigo de Dourado. O próprio jogador, na saída para o intervalo, disse ao Premiere que o árbitro teria alegado dificuldades do VAR na checagem do lance.

Ainda no domingo, a CBF emitiu nota oficial na qual frisou que pedirá explicações à empresa responsável pela operação dos equipamentos do VAR. No entanto, no comunicado, a entidade destacou que o lance polêmico foi checado e não foi constatando nenhum erro claro da arbitragem de campo.

O episódio em si estará inserido em 18 ações do VAR contra o Vasco ao longo do Brasileiro, das quais, segundo o clube, a maioria gerou interpretações duvidosas.

Algo que também gerou insatisfação e estranheza no Vasco foi o fato de o VAR, antes do jogo, proibir a TV do clube de manter uma câmera na chamada "linha de impedimento", sob o argumento de que isso poderia gerar um conflito de imagens. Mesmo contrariado —já que isso nunca havia sido pedido antes no campeonato—, o time cruz-maltino acatou a determinação.

Na segunda (15), porém, o Internacional divulgou uma gravação do gol de Rodrigo Dourado, feita pelo departamento de comunicação, do mesmo setor, situação que também gerou reclamação por parte do Vasco.

Com o resultado no fim de semana, o Inter se manteve na liderança do Brasileirão e pode ser campeão caso vença o Flamengo no domingo (21), no Maracanã.

Já o Vasco vive situação desesperadora na zona do rebaixamento e está a um ponto do Bahia, 16º colocado. Caso perca para o Corinthians e o time baiano vença o Fortaleza na próxima rodada, o clube já estará rebaixado à Série B.